A evolução do laboratório veterinário da DNAtech
A DNAtech é um laboratório veterinário que nasceu em 2004 de uma enorme vontade de apoiar os médicos veterinários e dar diagnósticos rápidos, num segmento praticamente inexistente em Portugal: a área das análises clínicas veterinárias.
Ângela Xufre, investigadora e doutorada na área de Biologia Microbiana e Genética, é atualmente administradora e impulsionadora do laboratório veterinário DNAtech. Em 2003, estava a fazer investigação e o doutoramento no Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação − INETI − quando foi desafiada a dar suporte a um serviço de análises clínicas veterinárias de despiste de leishmaniose, até então prestado por uma start-up criada pelo INETI e que estava prestes a fechar portas. Rapidamente, os clientes passaram de 50 para 150. No dia em que deixou de ser possível dar continuidade ao serviço de análises clínicas veterinárias, a pergunta era: o que fazer a estes clientes?
Foi aí que surgiu a ideia de criar um laboratório veterinário. Pondo em prática a ideia de negócio, Ângela Xufre rumou a vários países estrangeiros para investigar o que de melhor se fazia lá fora no segmento das análises clínicas veterinárias.
Trouxe vários kits e adaptou-os aos protocolos nacionais, fazendo uso da sua experiência e investigação. Afinal, nada lhe dá mais satisfação do que desenvolver novas técnicas e novos métodos laboratoriais e dar-lhes, depois, uma aplicação prática. O resultado foi o nascimento da DNAtech e o crescimento tanto das soluções oferecidas às clínicas e aos médicos veterinários, como dos indicadores do negócio.
Laboratório veterinário com mais de 2.300 clientes
A DNAtech é o primeiro laboratório português de análises clínicas exclusivamente veterinárias e conta atualmente com mais de 2.300 clientes em todo o país. Com laboratórios veterinários em Lisboa, Porto e Algarve, faz análises clínicas veterinárias e investigação em Medicina Veterinária, trabalhando sempre em equipa com o médico para garantir diagnósticos rápidos e fiáveis.
A história da DNAtech começa em 2004 com a área da Imunologia, passando depois para especialidades como Citologia, Hematologia, Toxicologia, Microbiologia, Biologia Molecular, Histopatologia. À diversidade de áreas juntou a qualidade do serviço, o que lhe permitiu trabalhar com as mais prestigiadas instituições nacionais de investigação.
O nosso laboratório veterinário conta, no seu leque de clientes, com grupos de investigação da indústria farmacêutica e dos mais prestigiados institutos da especialidade, como o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Medicina Molecular e o Instituto de Conservação da Natureza. Colabora ainda com várias universidades do país, dando apoio a teses de doutoramento e de mestrado, e com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Principais estatísticas da DNAtech
Número de clientes da DNAtech em todo o país, incluindo nas regiões autónomas
Número de funcionários da DNAtech, divididos entre Lisboa, Porto e Algarve
Número de análises clínicas veterinárias realizadas diariamente pela DNAtech
Número de laboratórios veterinários da DNAtech situados em Lisboa, Porto e Algarve
Clientes da DNAtech
A DNAtech tem uma experiência de mais de 15 anos de atividade na área das análises clínicas veterinárias, acabando por ganhar a confiança de mais de 2.300 clientes em todo o país. Além disso, a DNAtech trabalha com um vasto conjunto de instituições que vão desde o universo académico até a grandes institutos nacionais, passando pela indústria farmacêutica.
A DNAtech colabora em projetos de investigação científica das seguintes instituições:
- Instituto Gulbenkian de Ciência
- Instituto de Medicina Molecular
- Instituto de Conservação da Natureza
- Hospital de Santa Maria
- Universidade do Algarve
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Faculdade de Farmácia
- Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa
- Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona
- Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
Tem também protocolos com:
- Força Aérea
- Guarda Nacional Republicana
- Câmara Municipal de Lisboa
- Jardim Zoológico de Lisboa
- Oceanário de Lisboa
A DNAtech colabora com várias instituições da indústria farmacêutica, testando a eficácia de um determinado fármaco antes de este ser lançado no mercado. Por exemplo, no caso das vacinas, efetua testes para avaliar o período de proteção.
O resultado é a realização de mais de 2.500 análises por dia, o que dá ao laboratório veterinário DNAtech uma experiência sem paralelo para ajudar os técnicos da área da Medicina Veterinária a resolver até os problemas mais complicados e difíceis.