Media kit - Laboratório Veterinário

A tradução do nosso DNA

A evolução do laboratório veterinário da DNAtech

A DNAtech é um laboratório veterinário que nasceu em 2004 de uma enorme vontade de apoiar os médicos veterinários e dar diagnósticos rápidos, num segmento praticamente inexistente em Portugal: a área das análises clínicas veterinárias.

Ângela Xufre, investigadora e doutorada na área de Biologia Microbiana e Genética, é atualmente administradora e impulsionadora do laboratório veterinário DNAtech. Em 2003, estava a fazer investigação e o doutoramento no Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação − INETI − quando foi desafiada a dar suporte a um serviço de análises clínicas veterinárias de despiste de leishmaniose, até então prestado por uma start-up criada pelo INETI e que estava prestes a fechar portas. Rapidamente, os clientes passaram de 50 para 150. No dia em que deixou de ser possível dar continuidade ao serviço de análises clínicas veterinárias, a pergunta era: o que fazer a estes clientes?

Foi aí que surgiu a ideia de criar um laboratório veterinário. Pondo em prática a ideia de negócio, Ângela Xufre rumou a vários países estrangeiros para investigar o que de melhor se fazia lá fora no segmento das análises clínicas veterinárias.

Trouxe vários kits e adaptou-os aos protocolos nacionais, fazendo uso da sua experiência e investigação. Afinal, nada lhe dá mais satisfação do que desenvolver novas técnicas e novos métodos laboratoriais e dar-lhes, depois, uma aplicação prática. O resultado foi o nascimento da DNAtech e o crescimento tanto das soluções oferecidas às clínicas e aos médicos veterinários, como dos indicadores do negócio.

Uma equipa de sucesso sempre presente no apoio à Medicina Veterinária

A DNAtech foi fundada pela atual Administradora-Geral, Ângela Xufre, que lidera a empresa em conjunto com o Diretor-Executivo, Tiago Paiva.

Ângela Xufre

Ângela Xufre
Administradora-Geral

Doutorada em Biologia Molecular pela Universidade Nova de Lisboa, ngela Xufre formou-se em Biologia Microbiana e Genética na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Começou por fazer investigação durante o curso, no Instituto de Medicina Molecular, em genes supressores de tumores. Quando terminou a formação, dedicou-se ao estudo genético de Saccharomyces cerevisiae associados às fermentações dos vinhos do Alentejo, no INETI. Ainda antes de terminar o doutoramento, fundou o laboratório veterinário DNAtech, dando continuidade a um serviço de análises clínicas veterinárias de leishmaniose assegurado na altura por um instituto público.

Tiago Paiva

Tiago Paiva
Diretor-executivo

Com um percurso sempre ligado à gestão e às áreas comerciais, tem a Agronomia como formação de base. Durante o curso, começou a trabalhar. Deu aulas de informática e acabou por integrar os quadros de uma multinacional do setor, onde foi depois convidado para chefiar a área comercial na região do Porto. Antes de chegar à DNAtech para abrir a representação no norte do país - garantindo também a gestão do negócio e a área comercial -, passou pelo ramo imobiliário e assumiu funções de diretor-executivo numa consultora financeira.

Laboratório veterinário com mais de 2.300 clientes

A DNAtech é o primeiro laboratório português de análises clínicas exclusivamente veterinárias e conta atualmente com mais de 2.300 clientes em todo o país. Com laboratórios veterinários em Lisboa, Porto e Algarve, faz análises clínicas veterinárias e investigação em Medicina Veterinária, trabalhando sempre em equipa com o médico para garantir diagnósticos rápidos e fiáveis.

A história da DNAtech começa em 2004 com a área da Imunologia, passando depois para especialidades como Citologia, Hematologia, Toxicologia, Microbiologia, Biologia Molecular, Histopatologia. À diversidade de áreas juntou a qualidade do serviço, o que lhe permitiu trabalhar com as mais prestigiadas instituições nacionais de investigação.

O nosso laboratório veterinário conta, no seu leque de clientes, com grupos de investigação da indústria farmacêutica e dos mais prestigiados institutos da especialidade, como o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Medicina Molecular e o Instituto de Conservação da Natureza. Colabora ainda com várias universidades do país, dando apoio a teses de doutoramento e de mestrado, e com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Principais estatísticas da DNAtech

Número de clientes da DNAtech em todo o país, incluindo nas regiões autónomas

Número de funcionários da DNAtech, divididos entre Lisboa, Porto e Algarve

Número de análises clínicas veterinárias realizadas diariamente pela DNAtech

Número de laboratórios veterinários da DNAtech situados em Lisboa, Porto e Algarve

Clientes da DNAtech

A DNAtech tem uma experiência de mais de 15 anos de atividade na área das análises clínicas veterinárias, acabando por ganhar a confiança de mais de 2.300 clientes em todo o país. Além disso, a DNAtech trabalha com um vasto conjunto de instituições que vão desde o universo académico até a grandes institutos nacionais, passando pela indústria farmacêutica.

A DNAtech colabora em projetos de investigação científica das seguintes instituições:

  • Instituto Gulbenkian de Ciência
  • Instituto de Medicina Molecular
  • Instituto de Conservação da Natureza
  • Hospital de Santa Maria
  • Universidade do Algarve
  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Faculdade de Farmácia
  • Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa
  • Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona
  • Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

Tem também protocolos com:

  • Força Aérea
  • Guarda Nacional Republicana
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Jardim Zoológico de Lisboa
  • Oceanário de Lisboa

A DNAtech colabora com várias instituições da indústria farmacêutica, testando a eficácia de um determinado fármaco antes de este ser lançado no mercado. Por exemplo, no caso das vacinas, efetua testes para avaliar o período de proteção.

O resultado é a realização de mais de 2.500 análises por dia, o que dá ao laboratório veterinário DNAtech uma experiência sem paralelo para ajudar os técnicos da área da Medicina Veterinária a resolver até os problemas mais complicados e difíceis.

Imagens

DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo DNAtech Media Kit Photo